Quando falamos em torcedor, já remete em nossa cabeça a imagem de um estádio lotado, gritos de torcida, fogos e uma energia surreal de assistir o time do seu coração.
Mas afinal, ser torcedor é tudo isso? Sendo um pouco mais específico: aquele que está lá nos momentos difíceis, como também é o “fiel escudeiro” que está a todo momento apostando sempre na vitória do mesmo.
Mas, e quando levamos essa questão para um lugar corporativo, o que acontece?
A questão de ter torcedores da sua marca é algo que está tornando-se tendência nas organizações, afinal, com o passar do tempo, comprar novas leads, ou seja, novos contatos para fazer o tráfego pago está minando o faturamento pois, com a inflação corrente, estes serviços estão ficando cada vez mais caros.
Nesse raciocínio, devemos seguir o mais atrativo para expandir os nossos lucros e tudo isso é possível fazendo nascer no coração dos seus clientes o espírito de torcedor da sua marca.
Afinal, quem não quer alguém que vai defender seus produtos e a qualidade deles na roda de amigos?
Grandes marcas já estabelecem isso e, as vezes, não percebemos como o Burguer King vs Mc Donalds, Pepsi vs Coca-cola, Apple vs Samsung e Ford Vs Ferrari – que inclusive ganhou até filme! – e quem defende essas marcas são os seus consumidores.
Às vezes, isso passa despercebido por nós mas, claramente, temos as nossas marcas favoritas também, o que nos leva ao questionamento: o que nos leva a defendê-las?
Isso são algumas fórmulas que veremos a seguir mas, e agora? O que fazer?
Calma que eu já te dou um passo a passo de como cultivar este espírito de torcedor que sua marca precisa.
1. Tenha um produto ou serviço de qualidade
Quando trago esse ponto é preciso que o vejamos por um ponto de vista pois, afinal, qualidade pode ser notada por alguns e não tanto por outros.
Primeiramente, precisamos analisar todo o processo de produção ou execução do seu serviço. Qualidade é um fator que se dá pelo tempo, assim como, um produto firme e forte no mercado. Para isso, é necessário investir tempo e dinheiro para tornar seu produto ou serviço em algo aprimorado.
Segundo ponto: você deve analisar o que seus clientes falam sobre seu produto ou serviço. Só é possível entregar algo assertivo para seus consumidores quando você os escuta.
2. Tenha um bom “balcão de frente de loja”
Essa é uma boa expressão quando quero falar do setor que atende o cliente, ou seja, além do produto, a primeira experiência que seu cliente vai ter é com os seus funcionários.
Eles devem ser os primeiros torcedores da sua marca, e isso só pode ser cultivado com uma cultura forte então, engaje sua equipe a viver os valores defendidos pela empresa. Faça uma boa gestão de pessoas e treinamentos para capacitar seus colaboradores.
Além disso, estabeleça rotinas de metas ousadas para que sua equipe esteja sempre engajada a atingi-las. Com uma boa cultura e objetivos em mãos, aliados a pessoas capacitadas, você tem um time de elite.
3. Escute o seu cliente de forma ativa
Escutar o cliente é o básico a ser feito em toda organização.
Afinal, é para ele que estamos criando rotinas de produção, otimização de serviços e etc.
Estabelecer um contato amigável e contínuo com seu cliente é algo que toda organização deveria fazer. Ouvir suas dicas de melhorias nos produtos ou serviços, podem fazer você otimizar seu tempo e economizar recursos.
Sempre tenha uma base de clientes como cadastros em planilhas ou em próprios ERPs.
Atente-se em perguntar se ele aceitar receber as suas tentativas de comunicação.
Costumo dizer que o cliente primeiro tem que se sentir confortável com seu contato, então não peque mandando ofertas e enchendo a caixa de mensagens do seu cliente. Primeiro aborde-o para colher feedbacks e, logo depois, estabeleça campanhas assertivas para trazer esse cliente de volta.
Com esses três pequenos passos é possível já cultivar em seus clientes um espírito de torcedor. Quando você oferece qualidade, um bom atendimento e um ótimo pós atendimento, seu cliente sentirá o verdadeiro diferencial do seu produto.
No mercado atual, se destaca aquele produto ou serviço que está sempre disposto a escutar o cliente intencionalmente, principalmente as suas sugestões, faz as ponderações e as põe em prática.
Quer saber mais ou conhecer o jeito José de instigar a lealdade nos clientes de nossos clientes e quer levar isso para sua empresa?
Entra em contato com nosso time e agendaremos uma reunião com você!