Entender a dor e o que o cliente procura é o primeiro passo para saber como dizer o NÃO. Após ter as informações necessárias, podemos aplicar a melhor opção em levar ao cliente a resposta negativa de forma leve e acolhedora caso seja realmente preciso.
Pensando nisso, trouxe algumas dicas de como você pode dizer “não” da melhor maneira.
Oferecer alternativas é uma boa solução
Ofereça os produtos ou serviços que existem em seu portfólio na qual atenda a necessidade do cliente. E, caso ele mesmo não tenha ciência do resultado, lembre-se que todo vendedor ou responsável do relacionamento com o cliente é um agente de levar soluções.
Ser honesto e transparente é uma ação inegociável
Para um processo de vendas e relacionamento com o cliente saudável, ser claro na comunicação com o cliente de forma objetiva é essencial. Sempre explique o motivo da negativa, pois o “não” só é usado onde tem sinceridade.
Seja muito grato ao seu cliente
Demonstre o quanto ficou feliz por ele ter lembrado da sua empresa, por ser a solução ao que o mesmo precisa no momento mas que realmente não consegue atender e ficará devendo.
Negocie com o cliente
Mostre os limites do relacionamento onde se torna benéfico para ambas as partes. Mostre as margens de negociação favorecendo com prazos, condições e até mesmo características do produto e serviço. Tudo é válido seguindo as sugestões passadas.
Saber dizer NÃO pode vir de uma explicação clara das consequências do SIM!
Mostrando que a resposta positiva que ele deseja pode gerar experiencias negativas, prejudicando a empresa e fazendo com que o mesmo fique insatisfeito com o serviço.
Quando temos a obrigação de dizer “não”, temos a missão de nos preparar com repertório e bastante atenção, foco no momento presente com o cliente pois, assim, conseguimos ajudá-lo a decidir os passos a seguir.
A sua busca por melhoria contínua é fundamental! Capacitando-se para saber lidar com essas situações e destacando-se como um profissional qualificado.
Gostou do conteúdo? Não esquece de nos acompanhar nas redes sociais, lá você poderá encontrar mais conteúdos como este e várias dicas para aplicar na prática!