O primeiro passo para determinar uma cultura organizacional é entender o que significa cultura, você sabe o que é?
Cultura é um conjunto de produções artísticas, modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.
Se hoje nos vestimos e nos portamos desse modo é por que estamos incorporados na nossa cultura e ela nos induz a agirmos dessa maneira.
Assim como na sociedade em que vivemos temos uma cultura, onde trabalhamos não é diferente pois, dentro das empresas, nós temos nosso jeito de nos portar, de expressar e de realizar nossos ritos diários.
E assim nasce uma cultura organizacional.
A cultura organizacional nada mais é do que um conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios, na forma como trata seus clientes e parceiros. Envolvendo práticas, políticas e comportamentos que são reflexo dessa cultura.
Já que conhecemos um pouco sobre cultura e a necessidade de expressá-la também no ambiente corporativo, vamos conhecer aqui alguns pontos específicos que todas as empresas – das maiores até aquelas menores – devem ser abordados para terem sua cultura forte e determinada a realizar seus objetivos.
Elementos da cultura organizacional
A cultura organizacional de uma empresa precisa ser pensada a partir de pontos essenciais comuns.
Esses pontos são importantes para concretizar a cultura empresarial. Além disso, é um método eficiente para encontrar a missão, os valores e os objetivos da empresa.
São pontos como esses que vão determinar a fortaleza da sua empresa então, sempre separe um tempo no seu planejamento estratégico para discuti-los.
- Crenças da empresa: são definidas a partir da convivência das pessoas em grupo;
- Valores organizacionais: considerando-se o peso que cada coisa tem dentro da organização;
- Costumes a serem exercidos: considerando que eles são a materialização dos valores e crenças;
- Ritos e atividades: são desenvolvidas com frequência visando o aperfeiçoamento;
- Cerimônias realizadas: formal e informalmente, pelos membros da empresa.
Manual de compreensão da cultura organizacional
Com a cultura baseada na missão em que a empresa acredita com seus valores bem definidos e, também, os artefatos e ritos utilizados, vamos aqui para o que toda organização procura.
As pessoas.
1. Encontre as pessoas certas
Sua empresa não vai conseguir fazer uma pessoa vestir a camisa e dar o sangue caso ela não queira.
Para que o colaborador vista a camisa, ele precisa ter seu tamanho e agradar seu gosto.
Isso significa que o esforço de recrutar a pessoa certa para que ela tenha o máximo de desempenho na empresa é fundamental, assim, a camisa servirá naturalmente e sem grandes esforços.
2. Utilize o fit cultural como critério de seleção
Calma lá, sei que alguns de vocês não sabem o que é fit cultural!
Esse processo se trata de um questionário, entrevista ou tarefa, para que os candidatos executem e você possa avaliar aquele que mais se enquadra na sua cultura organizacional.
O fit cultural deve pesar na avaliação de desempenho, seleção de pessoas e distribuição de recompensas.
É preciso ganhar quando se está em conformidade com os artefatos, valores e pressupostos da empresa— lembra-se de quando falamos em eficácia?
3. Compartilhe a missão, visão e valores
A missão, visão e valores da empresa, assim como seus objetivos, são importantes para definir o norte da empresa e aumentar o engajamento dos colaboradores.
É preciso ter clareza desses fatores para poder mostrá-los internamente.
Quando os funcionários conhecem esses princípios e estão de acordo com eles, trabalham juntos para alcançá-los, pois sabem que trarão benefícios para todos.
Aqui entra um bom trabalho de motivação.
Seguindo esses pontos basilares em sua organização, você já estará fazendo um grande diferencial de outras empresas.
Lembre-se que o líder deve ser o reflexo de tudo que foi idealizado, afinal, a cultura é formada por pessoas.
A cada novo colaborador integrado a equipe deve se sentir imerso em tudo que foi pensado como objetivo, valores e missão.
Se você que chegou até aqui tiver gostado do nosso conteúdo, caso tenha interesse, clica aqui e vamos marcar um café, um treino ou almoço… Na verdade, um bate papo falando de gestão e negócios.
Estamos a disposição! 🙂